Pesquisar este blog

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Carnaval:Um processo civilizatório


 Por Edgar Severino dos Santos.

O carnaval  é um processo civilizatório. A  Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes do Município, tem realizado um esforço no sentido de tornar o carnaval de Bom Jardim mais organizado, participativo, seguro, sustentável.

O trabalho da Cultura em Bom Jardim visa acabar com a velha ideia de que o carnaval é uma festa de violências, da poluição sonora, da fedentina, do lixo musical, do mundo vasto de coisas negativas, da depredação do patrimônio, do emporcalhamento do corpo e da alma.

O Carnaval é entendido hoje, em Bom Jardim como um espetáculo da alegria do viver, da riqueza das cores,  da celebração das criatividades, do encontro entre culturas, do respeito a diversidades e aos princípios e valores humanos. É por isso que o carnaval deve ser um processo civilizatório, educativo, humano e solidário.
  
Mesmo diante de um cenário de crises (ética, moral, financeira e política) vivenciado no Brasil, os bonjardineneses foram às ruas e puderam brincar em 2014 e 2015 os melhores carnavais de nossa história. Nosso carnaval tem futuro. As perspectivas são de melhoras.



 Na atual gestão foram adotadas algumas medidas importantes: Hoje, o carnaval tem uma identidade, foi denominada de carnaval Levino Ferreira, uma referência ao maior compositor de frevo de Pernambuco; Criamos o Balé Popular de Bom Jardim, essencial para a divulgação do frevo, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, resultando no embelezamento estético da ação cultural; O Governo Municipal faz homenagens às personalidades que se identificam com a cultura carnavalesca, valoriza  pessoas, suas criatividades, ações artísticas, brincantes e instituições;  A atual gestão cultural do município vem dialogando e construindo com grupos culturais, instituições governamentais, e sociedade um conjunto de normas e  recomendações para tornar o carnaval seguro, alegre, lindo e multicultural; O calendário da festividade é planejado, programado com maior antecedência para que a população e os brincantes tenham maior acesso às informação da Programação Cultural; A Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes busca o reconhecimento do Governo do Estado para tornar  Bom Jardim um polo do carnaval; A Secretaria Municipal reconhece no município a riqueza  de sua diversidade cultural, sua história,  seus personagens, artistas, músicos e a   influência cultural que o município exerce na Região, no Estado e no País amplas condições e possibilidades que nos credencia como Polo Cultural; A Política Pública de Cultura do Município do Bom Jardim apoia, projeta, valoriza, cria oportunidades em eventos para  que os grupos da Cultura Popular possam atuar durante todo o ano; Oficinas culturais, debates e palestras tornaram Levino Ferreira conhecido por muitos de os desconheciam e esse movimento fez surgir outros movimentos, projetos, reconhecimentos, criação de espaços para fortalecer nossa raiz e identidade multicultural; O dia do Frevo entrou para o Calendário Cultural da Cidade com músicos e passistas nas ruas orgulhosos do que são e do que fazem; Foram criados mais blocos carnavalescos focados no frevo, nas orquestras de frevo, na valorização dos músicos; Há um movimento de pessoas que não abrem mão da execução da boa música no período carnaval; Mais gente  se sentido livre, igual , segura e  com sua integridade respeitada durante os festejos carnavalescos.

Da mesma maneira que turistas visitam Olinda, Recife, Bezerros, Nazaré da Mata, por suas peculiaridades culturais, Bom Jardim, realizando um Carnaval Lindo, Alegre, Multicultural, também pode ser bem sucedido. O sucesso do Carnaval Levino Ferreira, depende da visão de futuro, compreensão e do esforço por parte de toda sociedade. Essa festividade pode alavancar o turismo cultural e  dinamismo econômico  de Bom Jardim e Região
Fotos:Chico Pezão.com/ Bom Jardim Noticia/ ProfessorEdgar.com/Portal BomJardim/bomjardim.pe.gov.br/Lúcio Mário Cabral.
Professor Edgar Bom Jardim - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário